Olá querido(a) aluno(a)! sorriso

Seja bem vindo(a) ao Estudando para o ENEM!

Abaixo encontram-se todas as disciplinas cujos materiais serão postados conforme o NOVO cronograma: 

pensativoPara ajudá-lo(a) na organização dos estudos, seguem algumas dicas importantes.

São algumas dicas gerais baseadas na nossa experiência (se tem algo que professores sabem fazer, é estudar) e também em muitas pesquisas sobre como o nosso cérebro funciona, e como as pessoas aprendem. Dificilmente uma pessoa vai seguir todas essas dicas. Sigam as que forem possíveis, e as que vocês se adaptam melhor. 

  • 1- O horário. O melhor é ter horários fixos para estudar. Se houver regularidade dia a dia, melhor ainda. Mas de qualquer forma, estabelecer um horário para estudar evita procrastinação, ajuda o cérebro a se organizar. Nos primeiros dias é bastante difícil, mas nossa mente gosta de regularidade e, portanto, quando esta é formada, tudo fica mais fácil. Essa é a dica mais básica e talvez a mais difícil. Manter uma rotina de estudos já é algo que exige organização e determinação normalmente, com a pandemia o desafio é maior. Mas os frutos também são melhores e mais doces, quando se consegue. Ajuda ter uma agenda, e efetivamente escrever na agenda os horários de estudo. Tem que ser uma de papel, ou, melhor ainda, uma folha de papel na qual vocês coloquem os horários em que vão estudar e colem na parede do lado da cama ou na porta da geladeira. Cada vez que vocês enxergarem a folha de papel, mesmo que não se deem conta, o cérebro de vocês vai se organizando e se preparando.
  • 2- O lugar. Nem todos possuem uma escrivaninha ou assemelhado, um lugar separado para estudar. Se tiverem melhor. Se não tiverem, tudo bem. O mais importante é que vocês preparem o espaço que vão trabalhar, arrumem. Não só porque estudar no meio da bagunça deixa nossa cabeça confusa como, principalmente, por causa do ritual: o espaço arrumado com um propósito ajuda na concentração. Nosso mente às vezes funciona como um caçador, ou um tracker, ela se guia a partir de indícios. Tudo que falamos até agora são coisas que ajudam a mente a perceber, de forma inconsciente, que algo vai acontecer, e se preparar pra isso.
  • 3- Tempo. Quando se trata de estudo, quantidade não é qualidade. 2 horas de estudo da maneira certa valem mais do que 8 da errada. Não adianta passar 3 horas lendo um texto se você não está entendendo direito, ou chega no final e não lembra nada do início (ver dicas sobre leitura adiante). Por isso é tão importante separar um horário para estudar e respeitar esse horário, ter um tempo de qualidade. Não adianta passar a tarde inteira em cima do material, mas com um olho no facebook ou no whatsapp. Intervalos são importantes. O melhor é estudar de 20 a 30 minutos e fazer uma pequena pausa de 5 ou 10, e depois retomar. Só não vale inverter: fazer sessões de estudos de 5 minutos e pausas de meia hora... 
  • 4- Revisões: Revisar é a chave para lembrar. As informações vão se esvaindo da nossa mente à medida em que o tempo passa. Revisar fixa a informação na nossa mente. Porém deve ser uma revisão qualificada, não precisa estudar tudo de novo... Deem uma olhada nesse vídeo aqui, no qual a Ana Lopes explica melhor isso: 
  • 5- Anotações, esquemas, mapas mentais: Fazer anotações é essencial para entender e lembrar: tenham sempre um cadernos ou assemelhado com vocês. Isso não significa, no entanto, que vocês devem copiar tudo que enxergam pela frente. Quanto mais vocês escreverem, pior é. Não, não ficamos doidas. Anotem, mas não demais. Quando vocês anotam tudo, não raciocina, Porém, quando vocês escolhem qual informação vão anotar, e de que forma, vocês estão se engajando ativamente, elaborando um raciocínio. Só por isso já aprendem mais. Ao revisar usando as anotações de vocês, vão lembrar da informação, e também do exercício mental que precisaram fazer: vão lembrar mais, e melhor. Essas aotações podem ser em forma de texto, esquema, ou uma associação dos dois conhecida como mapa mental.
  •  6- Lendo textos "acadêmicos": Por textos acadêmicos queremos dizer aqueles que foram escritos para algum tipo de estudo ou discussão, e não um texto literário. Uma das maiores dificuldades que temos quando aprendemos a estudar é confundir as coisas: se você quiser ler um texto acadêmico como uma história de ficção, sentar confortavelmente e acompanhar a narrativa, você vai se dar mal. Textos de estudo tem outra estrutura, outra cadência, outra lógica. Às vezes são textos chatos. Paciência, tudo que é importante na vida exige esforço: é melhor que vocês se conformem logo. Ler um texto acadêmico pode ser, sim, bastante prazeroso, mas é o prazer que vem de conseguir aprender coisas novas e coisas difíceis, é o prazer do cérebro se exercitando. Não é o mesmo prazer do que ver uma série no Netflix. Então não leiam da mesma forma, em sequencia exata. Leiam tentando entender. Se não entendeu, volta. Vocês não precisam lembrar de tudo que é dito, mas precisam entender tudo que é dito. É uma diferença sutil, mas importante. Se puderem, marquem o texto: sublinhem, risquem o que é mais importante, grafem, o que seja. se tiverem lendo no computador ou celular, baixem algum programa ou aplicativo que permitam isso. E façam anotações enquanto leem. 
  • 7- Deem um "chá de sumiço" pro celular de vocês: alguns de vocês estão usando apenas o celular para estudar. Nesse caso, não há muito o que fazer. Se tiverem a alternativa de um computador, melhor. Se tiverem como ler um livro, melhor ainda. Os celulares são objetos maravilhosos... e terríveis. Eles foram programados para chamar nossa atenção, toda hora. A roubar nossa atenção. Pesquisas mostram que, quando os celulares não estão no mesmo recinto, as pessoas se concentram por mais tempo - mesmo que os celulares, quando permaneciam, estivessem desligados. Então, se você tem como, tire o celular de perto para estudar. Não, não vai ser como amputar um braço, prometemos. Tudo vai dar certo e 30 minutos sem o celular não vai matar vocês. Se não puderem abrir mão do celular, desabilitem todas, nós dissemos TODAS as notificações. A sua amiga chamando no whattsapp pode esperar, o jogo vai estar lá quando vocês terminarem a sessão de estudo. A gente jura. Parece mentira, mas nem tudo precisa ser atendido naquele segundo. Nós somos "milleniuns", nascemos antes de existir smatphone, e gente sabe do que está falando. Confiem em nós.

 

 Esperamos que você goste do curso e que auxilie nos seus estudos!Sim

Estamos a disposição para tirar dúvidas e aceitamos sugestões.

Programa Permanência e Êxito - Campus Alegrete